Esportes - 08/08/2013 18h33

Maratona JP: Corrida de superação
Maratona JP: Corrida de superação

Maratona JP: Corrida de superação
Foto: Rodrigo Cardoso/JP

 

“Transformamos pessoas em corredores”. A frase em tom de propaganda, escrita no topo da tenda montada na área de concentração, próxima ao estacionamento da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), foi recorte preciso do ambiente vivido domingo (10/03) no campus Taquaral da universidade, sede da 1ª Maratona de Revezamento JP 42K. O espírito de coletividade e a vontade de superar os limites do próprio corpo, levaram mais de 1.000 pessoas a disputar a inédita prova.

No meio pelotão, se misturavam as histórias de transformação. Histórias como a de Gerd Sparovek, que aos 51 anos correu 21 quilômetros. Foi a terceira corrida dele após passar quase todo o ano de 2012 fazendo quimioterapia, para tratar da hepatite C — o tratamento se estendeu entre janeiro e outubro. De bandana laranja na cabeça, para se proteger do sol e também marcar o estilo, Sparovek representou o Murakami Team, de Piracicaba. Correu em dupla, que fechou a prova com o tempo de 4h9min16s.

“As corridas de Piracicaba são bem organizadas, em comparação com as que eu vejo por aí. Essa maratona foi uma das melhores que eu já participei, o padrão está acima do que a gente vê. Está muito bem organizado, com muito apoio, ambulância... A organização superou minha expectativa”, disse.

Reportagem: Leonardo Moniz e Rodrigo Alonso